Uma passagem aérea, reserva em hotel e um passaporte na mão não é o suficiente para entrar nos Estados Unidos da América, é preciso ter um visto emitido pelo Consulado Americano. Mas você sabia que existem 180 tipos de vistos? Conheça a seguir os principais vistos e suas finalidades para poder viajar com toda segurança e sem contratempos.

Para quem vai viajar aos Estados Unidos da América, a emissão do visto americano é uma das etapas que mais exige atenção do viajante. Já listamos várias dicas em postagens anteriores para aumentar suas chances de ter o visto de turista aprovado, mas vale a pena entender também quais são as categorias e para quais tipos de não imigrantes são destinadas.

Esse conhecimento é importante principalmente para otimizar a reunião dos documentos necessários, uma vez que existem dezenas de tipos diferentes de visto americano. Como cada um deles é destinado para uma atividade ou função específica a ser exercida no país, é importante entender onde o viajante se encaixa antes de dar entrada no pedido.

 

Principais categorias de visto americano

TIPO B-1 (NEGÓCIOS) – O tipo B-1 é destinado às pessoas que pretendem viajar aos Estados Unidos a trabalho, seja para participar de feiras ou conferências, negociar contratos, fazer palestras, participar de algum trabalho voluntário ou até mesmo empreender. Esta categoria também é a mais indicada para atletas amadores ou profissionais que estejam competindo sem receber prêmio em dinheiro no país – caso a competição ofereça prêmio financeiro, será necessário tirar o Tipo P. Por fim, esta categoria também é aplicável a empregados de serviços domésticos como babás, motoristas e cozinheiros contratados por um cidadão norte-americano para trabalhar no país.

TIPO B-2 (TURISMO OU TRATAMENTO MÉDICO) – Tipo de visto americano mais comum entre os não imigrantes, o B-2 é emitido por viajantes que pretendem ficar temporariamente nos Estados Unidos, seja a lazer ou por motivos médicos. Esta categoria também pode ser solicitada por pessoas que vão participar de eventos culturais ou esportivos de forma amadora, sem receber dinheiro por isso. O B-2 também é válido para quem pretende fazer cursos rápidos e sem status acadêmico, como um curso de culinária de um dia durante as férias, por exemplo.

TIPO J-1 (INTERCÂMBIO) – O J-1 é bastante abrangente e vários tipos de viajante se encaixam nessa categoria. Em comum, todos devem envolver viagens de intercâmbio bancadas financeiramente por alguma instituição, órgão ou entidade americana. Dessa forma, estudantes em estágio, treinamento ou pesquisa, alunos de pós-graduação e bolsistas de programas patrocinados pelo governo americano são alguns dos estrangeiros aptos a solicitar a emissão deste tipo de visto.

TIPO F-1 E TIPO M-1 (ESTUDANTES) – O F-1 é emitido para estrangeiros que pretendem estudar nos Estados Unidos, com exceção dos cursos de pesquisa e pós-graduação, que se encaixam na categoria anterior. Dessa forma, o F-1 é válido para alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Superior, além de cursos de idiomas. Já aulas em instituições não-acadêmicas, como escolas técnicas ou vocacionais, exigem outro tipo de visto, o M-1.

TIPOS I, P E R (CATEGORIAS ESPECIAIS) – Esses vistos são específicos para certas categorias profissionais. O Tipo I é emitido para jornalistas que irão cobrir algum evento ou produzir alguma matéria durante determinado período. O Tipo P é destinado a atletas e artistas de entretenimento que se apresentarão nos Estados Unidos. E por fim, o Tipo R é exigido para religiosos e pastores que pretendem exercer alguma atividade do ramo no país.

Tipo L-1 (para executivos, gerentes e pessoas com conhecimento especializado transferidas para uma filial, subsidiária, afiliada ou matriz nos Estados Unidos; caso levem seus dependentes, estes devem emitir o Tipo L-2);

 

Como emitir os vistos americano?

O procedimento é semelhante para a maioria dos vistos. O que muda em cada caso é a documentação exigida: o visto americano de estudante, por exemplo, exige também o preenchimento do formulário I-20 e o comprovante de pagamento de taxas. Para evitar problemas e contratempos, procure ajuda especializada com a América Assessoria. Entre em contato conosco, temos uma equipe especializada que está à sua disposição para esclarecer dúvidas e acompanhar do início ao fim do processo para obtenção do seu visto.

Deixe um comentário