Trocou de sobrenome? Saiba o que fazer com seu visto e passaporte!

Você trocou de sobrenome? O que acontece agora com seu visto e passaporte?

Casamento, divórcio ou mudança de sexo são situações onde o seu nome muda, mas será que é necessário atualizar o passaporte e tirar um novo visto americano para viajar?

Foi para responder essas e outras dúvidas relacionadas que elaboramos esse artigo e esperamos que te ajude.

Mudei meu sobrenome, e agora?

Se após o casamento ou divórcio houver mudança de nome, o ideal é renovar todos os documentos. E isso vale tanto para quem se casou quanto para quem se divorciou. É necessário atualizar o passaporte e troca de sobrenome no visto.

Do contrário, isso pode ser considerado como crime de falsidade ideológica. Antes de viajar, cuide de atualizar os documentos com seu nome de casada ou solteira.

Preciso atualizar o passaporte para viajar após o casamento?

É necessário atualizar o documento apenas se houver mudança de nome depois do casamento. 

Como existem casos em que o casal decide não alterar os sobrenomes, então, se esse for o seu caso não há necessidade de atualizar o passaporte.

Identidade e Passaporte com sobrenome diferente, o que fazer?

Nesse caso, tente levar um documento antigo que tenha o seu nome de casada ou de solteira.

Se fizer isso você poderá comprovar na viagem a alteração.

Mudou de sobrenome? Troque também o visto de entrada!

Se o país para o qual pretende viajar exigir visto de entrada, então é necessário sim atualizá-lo também. 

É preciso que o seu nome no visto seja o mesmo que o do passaporte. Se não for assim então isso pode gerar problemas na imigração. Logo, a renovação do visto é fundamental.

Como funciona no caso de mudança de sexo, reconhecimento de paternidade ou adoção

Nesses casos a pessoa precisará apresentar um documento oficial com o seu antigo nome. Mas para evitar divergências nas consultas realizadas pela polícia federal em seu banco de dados, recomendamos que na hora de viajar leve também a sentença judicial (original ou cópia autenticada).

O visto americano precisa ser atualizado?

A renovação do visto americano deve acontecer somente depois de atualizar o passaporte. Depois disso será possível realizar a solicitação do novo visto.

Mas se for uma viagem em que não haja tempo de troca de sobrenome no visto, é possível levar os documentos que comprovem a mudança de nome e na hora do desembarque apresentá-los.